O setor de marketing digital está crescendo no Brasil, conforme demonstrado no estudo da Intelligenzia sobre o status do Marketing B2B no país em 2018.

Para que as empresas continuem crescendo em 2019 e mantenham-se à frente da competição, é importante se preparar, antecipando as tendências em marketing B2B. Confira quatro tendências imperdíveis para seu plano de marketing de 2019:

1 – Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo já é uma técnica popular para nutrir e obter leads em B2B, sendo utilizada por 78,4 das empresas em 2018. Destas, 55,4% possuem uma estratégia de marketing de conteúdo documentada. Ainda assim, é possível considerar que 63,2% ainda geram uma quantidade de conteúdo relativamente baixa, estando ainda nos primeiros passos ou contando com um planejamento pouco aplicado.

Para que uma iniciativa tenha sucesso, além de uma estratégia estruturada e documentada, cujo planejamento preveja a produção de conteúdo relevante na hora certa para a pessoa certa, é necessário mensurar seus resultados.

É importante estabelecer metas e medi-las por meio de KPIs (Key Performance Indicators). Fazendo uma análise do custo-benefício calculando o ROI, é possível manter a estratégia saudável à empresa.

2 – Marketing automatizado

Tecnologias inteligentes de automação estão amadurecendo, e profissionais de marketing já estão buscando maneiras eficazes e precisas de utilizá-las na comunicação com prospects e leads.

O marketing automatizado permite não só a automação de tarefas repetitivas, mas a otimização da nutrição de leads por meio de conteúdos personalizados e eficientes, entregues ao prospect em momentos pontuais da jornada de compra, simplificando o inbound marketing e tornando a comunicação mais eficiente.

3 – Conteúdo personalizado

A personalização de conteúdo web é uma técnica popular nas estratégias de marketing digital B2C. No entanto, negócios B2B se mostram pouco engajados em sua adoção, mesmo que estejam familiarizados com ferramentas tradicionais como e-mails personalizados.

Um estudo da Seismic e da Demand Metrics identificou a falta de recursos, tecnologias e informações como sendo a principal razão para empresas B2B não implementarem conteúdo personalizado. O estudo também ressaltou sua alta eficiência para quem o adotou.

A personalização está se tornando mais acessível graças aos programas de automação, que permitem oferecer experiências customizadas de acordo com diversos demográficos. Mas não se esqueça, se quiser ter um material personalizado atraente em 2019, é preciso oferecer conteúdo dinâmico em seu website.

4 – Marketing via LinkedIn

Tradicionais entre negócios B2C, as mídias sociais estão sendo gradativamente adotadas por profissionais de marketing B2B como canais de comunicação e nutrição de prospects.

Como nos anos anteriores, espera-se que o LinkedIn supere outros canais de comunicação para negócios B2B.

Após ser adquirido pela Microsoft em 2016, o LinkedIn passou a oferecer diversas funcionalidades que buscam transformá-lo na plataforma mais eficiente e de melhor custo-benefício no alcance de audiência B2B. Hoje, diversos profissionais de marketing utilizam dados do LinkedIn na tomada estratégica de decisões, e essa tendência deve crescer em 2019.

Com o avanço das tecnologias, as possibilidades para negócios B2B são infinitas. Prepare-se, abrace a mudança e incorpore esses conceitos em seu plano de marketing para sair na frente em 2019.

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