Por que devemos considerar que um executivo com perfil empreendedor é melhor para alavancar os negócios? Quais os benefícios para os empresários em ter um vendedor com uma visão global, que atua e consegue pensar estrategicamente no cliente? Os vendedores precisam entender muito bem sobre o seu nicho de mercado para prospectar o público alinhado à estratégia da marca e esse é o primeiro passo para o sucesso do trabalho, mas não o único.

O problema é que não basta entender apenas sobre o seu negócio. O executivo precisa de uma visão macroeconômica, manter-se em constante atualização e acompanhar as novas tendências do mercado. Afinal de contas, o papel do executivo de vendas é oferecer a melhor solução para a “dor” do seu cliente, porém,  em alguns casos, este não consegue sequer identificar essa situação.

Nesse momento, entra o profissional com perfil empreendedor. Se o vendedor não tiver um entendimento mínimo de mercado, possivelmente não conseguirá executar sua venda, muito menos gerar valor para o cliente. Vendedores que não possuem essa característica esforçam-se para realçar técnicas comerciais, no entanto, essa postura com certeza não é um diferencial para aumentar a carteira de clientes.

Este tipo de executivo precisa entender sobre o negócio do seu possível cliente para oferecer, dentro do seu portfólio de serviços, a solução ideal, que esteja alinhada às estratégias desse parceiro em negociação. Para fazer isso, é preciso possuir uma visão estratégica, ser inovador, entender sobre o mercado, além de ter as habilidades convencionais de um bom comerciante.  Quando o executivo tem esse perfil empreendedor, consegue ser muito mais assertivo nos negócios da empresa, buscando clientes target e fazendo com que eles “comprem” sua ideia – e não apenas faz volume com propostas, no seu pipeline.

Além da maior assertividade dos contratos fechados, outro fator importante que os empresários devem considerar é, sem dúvida, saber aproveitar as habilidades empreendedoras dos executivos para a tomada de decisão que envolve o planejamento estratégico – e nas ações de melhoria nos processos internos com todos os setores da empresa.

No mundo B2B o processo é um pouco mais complexo, portanto, alinhar as estratégias com os acontecimentos do mercado e levar as soluções específicas ao objetivo do seu cliente, se torna um ponto fundamental para fechamento efetivo de contratos. Ter um executivo empreendedor ao seu lado acaba sendo um grande diferencial para alavancar o seu negócio.

*Natália Fernandes é diretora comercial da Intelligenzia