Os R’s do marketing de conteúdo

Os profissionais de marketing de conteúdo sabem bem qual é o investimento necessário para criar um conteúdo incrível. Para isso é necessário gerenciar de maneira inteligente o marketing de conteúdo para cumprir com suas principais necessidades e manter um bom engajamento com seus clientes, além de, obviamente, aumentar suas vendas. Nesse sentido, é importante sempre revisar o conteúdo programado antes de postar, mesmo que o tema já tenha funcionado anteriormente. Para você entender melhor separamos de maneira objetiva quais são os quatros R’s de estratégias de gerenciamento de conteúdo:

Resgatar

Quando você resgata conteúdo postado no passado, é sempre bom reler cuidadosamente e checar se os aspectos abordados são relevantes e atuais. Não há nada pior que mandar seus clientes para um site que mudou suas práticas ou que nem existe mais. Se a sua indicação não está mais no mercado, faça uma pesquisa rápida em outros sites que ofereçam o mesmo serviço. Se possível, adicione mais sites similares e assuntos do momento.

Reciclar

Reciclar seu conteúdo significa usar seções de outros conteúdos, como blogs e ebooks, e expandir esse material para desenvolver o seu próprio material. Você também pode usar o conteúdo postado no seu blog há um ano, particularmente se você usa um link para suas publicações, produtos e serviços, e fazer algumas alterações no texto. Antes de começar, olhe para o conteúdo com um olhar crítico para certificar-se de que vale a pena investir mais tempo para reescrever. Você pode pegar um tutorial exibido em um dos seus ebooks, por exemplo, e transformar isso em um vídeo – é a mesma informação trabalhada de outra forma.

Retirar

O conteúdo vai ficar ultrapassado com a mudança de tecnologias e processos, o que acontece praticamente todo dia. Uma vez que você decidiu reescrever, identifique os aspectos do conteúdo que o torna obsoleto e corrija, retire as linguagens usadas, atualize estatísticas antigas e obtenha novas citações e contribuições de especialistas no assunto. O processo para conseguir informações de clientes alguns anos atrás, pode não ser mais relevante atualmente. Muitos clientes estarão mais interessados em como você cuida da sua coleção de dados. Então, aposente esse conteúdo ultrapassado e monte outro.

Renovar

Como citado acima, você vai precisar, de tempos em tempos, retirar algum conteúdo que não seja mais relevante ou esteja ultrapassado. É importante substituir esse material. Todo conteúdo tem valor, e você pode substituir um post antigo atualizando-o com novas informações, mantendo um link que seja bom e muito provavelmente tenha o SEO (Search Engine Optimization) ligado a isso. Quando você estiver pronto para postar a versão atualizada, use uma nota do editor no topo, abaixo do título ou no final do post indicando quando ele foi publicado pela primeira vez e que foi renovado para novas informações.

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