Começar uma estratégia de marketing de conteúdo é simples. Em teoria, tudo o que você precisa é de uma ideia, uma plataforma ou um CMS e um botão “publicar”. No entanto, dirigir ROI real (e provar isso) pode ser difícil. Fazer a ponte entre publicar conteúdo e criar uma estratégia de marketing de conteúdo refinada exige muito tempo e esforço e requer uma base sólida. É aí que os objetivos de marketing de conteúdo entram em ação.

Neste post, veremos como os profissionais de marketing podem centralizar os esforços de marketing de conteúdo para se concentrarem em objetivos de negócios específicos. Ao fazê-lo, você será colocado como o profissional de marketing na rota rápida para o sucesso, quando o conteúdo estiver sendo avaliado internamente (pela liderança executiva) e externamente (por seus clientes potenciais e clientes).

Aqui estão alguns dos principais objetivos que vão ajudá-lo:

Consciência da Marca e Visibilidade da Pesquisa Orgânica

Esses dois objetivos andam de mãos dadas, após a informação de que o Google sozinho recebe mais de 63.000 buscas por segundo em um determinado dia. Ao desenvolver conteúdo para estimular o crescimento do tráfego e criar reconhecimento da marca, inclua a pesquisa de palavras-chave como parte de seu processo. O uso de ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google ou o Moz Keyword Explorer ajudará você a identificar palavras-chave e frases pesquisadas pelo público-alvo relacionadas ao seu tópico.

O benefício aumenta quando implementamos palavras-chave direcionadas em sua estratégia de conteúdo:

  1. O conteúdo que segmenta efetivamente uma palavra ou frase específica terá a chance de aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa, onde pode ser visto milhares de vezes por usuários de mecanismos de pesquisa interessados.
  2. Encontrar um termo ou frase de palavra-chave com volume de pesquisa garante que o tópico escolhido é popular fora da sua organização.

Lembre-se: Ao escrever conteúdo para “ficar” na primeira página dos resultados de pesquisa, seu objetivo sempre deve ser criar a melhor página na Web para o tópico segmentado. Sempre tente ir além do que já existe.

Liderança de marca e pensamento

Uma vez que sua marca tenha estabelecido alguma visibilidade no setor, você provavelmente vai querer considerar dar o próximo passo de ser tornar um “influenciador”.

Ao pensar sobre o conteúdo de liderança de marca e pensamento, você deve identificar maneiras de levar sua marca para a frente da linha e se tornar uma fonte de informações. O conteúdo de liderança de pensamento deve sempre informar e educar seu público, fornecendo informações práticas que realmente fazem a diferença. Ao desenvolver um conteúdo de liderança de pensamento, evite ser excessivamente promocional. Isso significa evitar colocar seus serviços ou produtos em primeiro lugar e, em vez disso, concentrar-se em tópicos realmente viáveis.

Aqui estão alguns exemplos de conteúdo eficaz de liderança de marca ou pensamento:

  • Artigos de pesquisa ou whitepapers
  • “Como” vídeos ou postagens de blog
  • Artigos de terceiros (conteúdo publicado em uma publicação oficial da indústria)

Afaste-se da competição

Ao pensar sobre as 63.000 buscas por segundo mencionadas anteriormente neste post, é importante também pensar onde todos esses olhos estão indo. Se a sua marca não tem voz na conversa (conteúdo focado em palavras-chave), você provavelmente está perdendo oportunidades de atrair visitantes para o seu site. Pior, pode ser que seja para os concorrentes diretos.

Ao criar conteúdo para um tema específico ou tema de palavra-chave, não tenha medo de dar uma olhada. O que quero dizer aqui é analisar o conteúdo existente nos resultados de pesquisa, nas mídias sociais, etc. Para criar um conteúdo verdadeiramente exclusivo, você deve primeiro entender o que já existe no mercado – uma maneira de fazer isso é realizando uma auditoria de conteúdo. Assim como ter a melhor casa do bairro, é essencial entender o que está ao seu redor – e depois construir algo ainda melhor.

Mantenha seu site ativo

É bastante comum que uma organização gaste orçamento para criar um site limpo, fazer upload de conteúdo e, em seguida negligenciá-lo. Lançar um site (ou uma seção de um site como um blog) é apenas o primeiro passo no processo.

Manter seu site atualizado com novos conteúdos e atualizações irá:

  • Permitir que os visitantes saibam que sua organização está comprometida
  • Manter as pessoas (e os mecanismos de busca) voltando
  • Informar seu público (posts de blogs, notícias do setor, etc.)

Este é apenas o começo dos benefícios de manter seu site ativo. A publicação regular de conteúdo (ou a atualização de conteúdo existente) também dará a vários departamentos, como vendas e mídias sociais, ou seja, ferramentas para trabalhar ao entrar em contato com clientes ou clientes em potencial.

Gerar leads e gerar conversões

Não podemos mais atingir as metas de marketing, contando exclusivamente com anúncios pop-up e inscrições de e-mail. Com isso em mente, é essencial criar um conteúdo que permita que o cliente em potencial passe pelo funil de vendas em seu próprio ritmo. Essa “mudança em seu próprio ritmo” significa que você precisa criar um conteúdo que os apresente primeiro à sua marca, mas que também tenha um monte de outros conteúdos que eles possam visitar enquanto se movimentam pelo funil de vendas.

Se você tem uma estratégia de marketing de conteúdo existente ou está buscando uma estratégia, é essencial identificar os principais objetivos. Esperamos que essas ideias forneçam um impulso à medida que sua organização avança rumo ao sucesso do marketing de conteúdo.

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