Na medida em que mais e mais empresas do segmento farma vão on-line e dedicam orçamento ao marketing digital, surge a dúvida sobre questão da publicidade digital para a indústria farmacêutica.

Quais são os canais ideais de publicidade para o setor farmacêutico e quais táticas as empresas desse segmento podem usar? Qual é o retorno do investimento? Faz sentido financeiramente? Veja abaixo quais foram nossas descobertas.

Anúncio de pagamento por clique (PPC) para farma

Quando se trata de publicidade digital para a indústria farmacêutica, os anúncios de PPC são um dos tipos de publicidade mais comuns e mais eficazes que existe. Se você já encontrou resultados que aparecem primeiro lugar no Google todas as vezes, eles vêm do PPC — e você também pode fazer isso para sua empresa farmacêutica.

Primeiro, você precisa selecionar as palavras-chave mais relevantes para seguir. Por exemplo, você pode escolher a “ensaios clínicos em São Paulo” como sua palavra-chave. Você provavelmente fez uma pesquisa adequada e sabe que os médicos provavelmente virão ao seu site se vierem dessa consulta de pesquisa. Agora que você tem uma palavra-chave, é hora de definir um orçamento diário, que pode variar de R$ 1,00 a R$ 100 por dia ou mais. Lembre-se: você só paga quando alguém clica no seu anúncio, logo, se ninguém realizar nenhuma ação, nenhuma verba vai ser consumida.

Tenha em mente que muitas outras empresas do setor farma usam publicidade PPC também. Dependendo do seu orçamento, você pode ter uma concorrência acirrada de outras empresas farmacêuticas. Isso afeta o preço do clique, e é por isso que alguns termos custam muito mais para anunciar do que outros.

Por fim, as regras do Google Ads para palavras-chave relacionadas a farmácias são altamente regulamentadas e, na maioria dos casos, você vai precisar solicitar uma exceção ao Google para que seu anúncio seja exibido. Adicione os regulamentos da Anvisa e você vai descobrir que a criação de uma campanha PPC bem-sucedida requer bastante tempo para fazer o certo.

Marketing de conteúdo para farma

Se você deseja fazer uma aposta segura em marketing para seu negócio no segmento farma, o conteúdo é a resposta. A razão é bastante simples: dentro todos os recursos oferecidos pelo marketing digital, o conteúdo é o que oferece o melhor retorno de investimento.

Em comparação com a pesquisa paga, como anúncios de PPC, o marketing de conteúdo recebe três vezes mais leads com a mesma quantidade de dinheiro gasto. Com serviços de PPC, como o Google Ads, você só vai ter efeitos enquanto está pagando. Uma vez que você interrompe seu orçamento, os leads param de entrar. Por outro lado, com uma estratégia de marketing de conteúdo de qualidade, você vai colher benefícios por meses e até anos após a publicação de um conteúdo. Na medida em que as pessoas leem e criam links para conteúdo de qualidade, um mesmo texto recebe visualizações e engajamento ao longo do tempo.

Há outra razão pela qual o marketing de conteúdo funciona — os médicos simplesmente ignoram os anúncios. Eles estão acostumados a vê-los por todo o lugar, então eles simplesmente não os notam mais. Como um estudo famoso afirma, uma pessoa média em 1984 viu 2.000 anúncios por dia. Em 2014, esse número subiu para 5.000. Mesmo que não ignorem os anúncios, os médicos vão usar bloqueadores de anúncios para evitá-los. Por outro lado, dificilmente eles vão ignorar um conteúdo de qualidade, mas vão ser naturalmente atraídos.

Então, quanto custa o marketing de conteúdo para o setor farmacêutico? Existem vários fatores envolvidos, dependendo do tipo de serviço que você está procurando. Apesar de parecer um pouco alto no início, lembre-se de que o retorno do investimento supera todas as outras plataformas.

Como reduzir os custos da publicidade digital para a indústria farmacêutica

Para algumas empresas farmacêuticas, o custo da publicidade no online é alto demais, o que é completamente razoável. Para reduzir custos, muitas organizações contratam alguém internamente para cuidar da publicidade, na esperança de reduzir os custos e fazer o trabalho “em casa”, em vez de terceirizar.

Esta estratégia, no entanto, raramente funciona porque você é forçado a contratar um alguém que seja capaz de atender todos os negócios. Essa pessoa tem que ter uma boa compreensão da indústria farmacêutica e um excelente conhecimento de publicidade paga. Dificilmente alguém especializado em ads vai ter uma boa combinação para o marketing de conteúdo na área farmacêutica. Em vez de contratar uma pessoa para cuidar de toda uma gama de esforços de marketing digital, uma solução melhor é contratar uma agência de marketing digital especializada no setor farmacêutico.

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