E não são apenas as empresas que estão em peso no Instagram: a mídia social concentra mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Dada à sua popularidade, a plataforma apresenta às empresas B2B uma oportunidade de se apresentar para seus públicos de interesse.

O Instagram é só para B2C

Isso não é verdade. De acordo com uma pesquisa da TrackMaven, [uma ferramenta de insights em marketing] as empresas B2B experimentam suas maiores taxas de engajamento no Instagram –o que significa que, dos principais sites sociais, o Instagram promove o maior número de interações por número de seguidores. O Instagram não apenas promove o envolvimento por meio de comentários, mas também hospeda textos, fotos e vídeos diretamente na plataforma para que seus seguidores não precisem clicar em outro lugar para ver o conteúdo.

O Instagram for Business permite que uma empresa de qualquer tamanho crie um perfil de negócios, obtenha dados detalhados sobre seus seguidores e postagens e promova seu conteúdo para atingir suas metas, tudo dentro do aplicativo Instagram.

Por que o B2B não deve ignorar o Instagram?

O Instagram é uma plataforma de narrativa visual. Foi criado para mostrar ao invés de contar. É o local ideal para uma empresa mostrar sua história para um público-alvo de uma maneira atraente, memorável e envolvente.

Empresas B2B podem e devem estar no Instagram – elas só precisam entender que tipo de conteúdo publicar e como melhor comunicar sua mensagem.

Mais de 200 milhões de usuários do Instagram visitam pelo menos um perfil de negócios todos os dias.

Algumas marcas B2B usam o Instagram como uma janela para sua empresa, ou para fazer branding. Veja alguns exemplos:

Zendesk: usando a plataforma para apresentar a cultura corporativa

Os millennials adoram as mídias sociais e estão usando o Instagram mais do que qualquer outra plataforma. Pesquisas mostram que 60% dos usuários do Instagram têm entre 18 e 29 anos de idade, com 42% desses usuários visitando o aplicativo pelo menos uma vez por dia. Se você é uma marca B2B que quer contratar um monte de novos talentos, aproveite a plataforma para construir a sua marca empregadora –como o Zendesk.

 

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Our inaugural APAC Partner Days is officially underway in Bali. Thank you to all of our partners who are helping to make this such an incredible event. #ZendeskPartners

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TOTVS: mix de conteúdo para um dos maiores instagrams nacionais em B2B

A Totvs criou um mix de conteúdo que traz informações institucionais, relevantes, campanhas de branding, e também o dia a dia da empresa.

 

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Já pensou assistir a um painel exclusivo com @gympass @quintoandar.com.br e @rappibrasil Então garanta seu ingresso já do #UNIVERSOTOTVS2019 e não perca esse debate, mediado por @julianotubino #VEMPROUNIVERSO [link na bio]

Uma publicação compartilhada por TOTVS (@totvs) em

 

Gerdau: quem disse que o aço é um assunto chato?

Uma das coisas que mais chama a atenção no Instagram da Gerdau é a beleza das fotos –além das ações de branding, eles também fazem um trabalho educativo a respeito das aplicações do seu principal produto, o aço:

 

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O aço também tem um grande papel na produção de energia renovável no mundo. Na transformação do vento em energia sustentável, o aço faz parte de toda a estrutura das turbinas eólicas. No Brasil, 8% de toda a eletricidade já é produzida sem a emissão de CO2. #energialimpa #TheWorldWeAreCreating

Uma publicação compartilhada por Gerdau SA (@gerdau) em

Como usar o Instagram para o marketing B2B em 2019

Postado por Maggie Archibald 11 de março de 2019 4 comentários
O Instagram pode ser um forte canal visual de marketing para a sua marca e uma oportunidade de desenvolver seguidores que ajudam a expandir seus negócios B2B.

Na verdade, mais de 25 milhões de empresas em todo o mundo estão aproveitando o Instagram for Business.

Não sabe o que é o Instagram? Agora é a hora de aprender.

O Instagram é um aplicativo de rede social criado para compartilhar fotos e vídeos de um celular. Todo mundo que cria uma conta no Instagram tem um perfil e newsfeed. Quando você publica uma foto ou um vídeo, ele fica visível em seu perfil e aqueles que o seguem veem a postagem em seu próprio feed. Isso significa que você também verá postagens das pessoas que decidir seguir.

Recentemente, o Instagram alcançou um marco emocionante. A comunidade Instagram cresceu de 90 milhões de usuários ativos mensais em 2013 para 1 bilhão de usuários ativos mensais a partir de 2018 .

Esse canal é muitas vezes negligenciado por empresas B2B – embora esteja claro que as massas (1 bilhão de usuários por mês, lembre-se) o estão usando.

Dada a popularidade do Instagram, a plataforma apresenta às empresas B2B uma oportunidade de comercializar seus produtos ou serviços para um público-alvo sem gastar uma grande quantia em publicidade paga.

Espere , você diz, eu pensei que o Instagram fosse apenas para B2C!

Não é verdade!

De acordo com a pesquisa da TrackMaven , as empresas B2B experimentam suas maiores taxas de engajamento no Instagram – o que significa que, dos principais sites sociais, o Instagram promove o maior número de interações por número de seguidores. O Instagram não apenas promove o envolvimento por meio de comentários, mas também hospeda textos, fotos e vídeos diretamente na plataforma para que seus seguidores não precisem clicar em outro lugar para ver o conteúdo.

Ainda assim, muitos profissionais de marketing B2B afirmam que o Instagram é focado no estilo de vida, repleto de fotos de gatos e fotos de férias.

O comentário que mais ouvi é: “Nosso público não está lá”. Mas, a menos que seu mercado-alvo seja extremamente específico, seu público está no Instagram. Os tomadores de decisão que você está vendendo provavelmente estão usando o Instagram.

É aí que o Instagram for Business entra em cena.

O Instagram for Business permite que uma empresa de qualquer tamanho crie um perfil de negócios, obtenha dados detalhados sobre seus seguidores e postagens e promova seu conteúdo para atingir suas metas, tudo dentro do aplicativo Instagram.

Se você é um profissional de marketing B2B que deseja usar o Instagram para expandir seus negócios em 2019, continue lendo. Eu vou compartilhar muitas informações que você pode usar para começar com sucesso no Instagram.

Vamos lá!

Por que as empresas B2B não devem ignorar o Instagram
Instagram é uma plataforma de narrativa visual. Foi criado para mostrar ao invés de contar. É o local ideal para uma empresa mostrar sua história para um público-alvo de uma maneira atraente, memorável e envolvente.

Empresas B2B podem e devem estar no Instagram – elas só precisam entender que tipo de conteúdo publicar e como melhor comunicar sua mensagem.

Mais de 200 milhões de usuários do Instagram visitam pelo menos um perfil de negócios todos os dias.

Algumas marcas B2B usam o Instagram como uma janela para sua empresa. Um membro da equipe de marketing gerencia a conta e compartilha o que está acontecendo dentro do negócio, e os possíveis clientes apreciam a transparência.

Na verdade, existem mais de 25 milhões de empresas no Instagram.

Marcas B2B começaram a incorporar o Instagram em seus planos de marketing. Se você está pronto para pular na onda, você veio ao lugar certo.

Eu vasculhei uma lista de empresas B2B no Instagram e escolhi dois exemplos que estão usando o Instagram da maneira certa: ZenDesk e MailChimp .

ZENDESK: APRESENTANDO CULTURA CORPORATIVA
Os millennials adoram as mídias sociais e estão usando o Instagram mais do que qualquer outra plataforma. Pesquisas mostram que 60% dos usuários do Instagram têm entre 18 e 29 anos de idade, com 42% desses usuários visitando o aplicativo pelo menos uma vez por dia.

Se você é uma marca B2B que quer contratar um monte de novos talentos, aproveite a plataforma em que todo esse talento está saindo.

É exatamente isso que o ZenDesk está fazendo.

A empresa publica fotos que celebram novos funcionários e enfatizam a cultura corporativa. Seguidores – especialmente os que procuram emprego – apreciam essa espiada na vida no ZenDesk.

MAILCHIMP: APROVEITANDO O CONTEÚDO DE UMA MANEIRA ÚNICA
O vídeo é um dos tipos mais envolventes de conteúdo on-line. Abrace o vídeo à sua maneira e não tenha medo de ser criativo. Os profissionais de marketing B2B geralmente pensam que seus vídeos precisam ser profissionais e diretos.

O MailChimp , por outro lado, é criativo – até bobo – para mostrar seus recursos de automação .

Divirta-se com o Instagram. Dê o seu próprio ritmo e faça algo que deixe o seu público a voltar para mais.

Se o seu negócio B2B não está aproveitando o Instagram, você está perdendo uma maneira fácil e eficaz de atingir um grande público.

Se você quer mostrar sua cultura corporativa ou mostrar seus produtos e serviços, o Instagram pode adicionar profundidade e criatividade aos seus esforços de marketing.

DOIS BENEFÍCIOS DO INSTAGRAM PARA MARCAS B2B
Vejamos duas maneiras pelas quais o Instagram pode ajudar você a se envolver com seu público e a expandir seus negócios.

Construindo Confiança Com Seu Público
O Instagram incentiva o envolvimento – já estabelecemos isso. Um dos benefícios do engajamento é que você pode criar confiança ao interagir com os clientes. O Instagram também permite que você compartilhe vislumbres casuais e cotidianos da vida em sua empresa, adicionando um toque pessoal à sua imagem pública e promovendo a transparência.
Dica profissional: crie confiança enviando um DM para agradecer aos clientes em potencial por gostar de sua foto. As pessoas vão gostar de você ter tempo para enviar mensagens e se sentirão motivadas a voltar.
Aumento no tráfego para o seu site
Com níveis mais altos de engajamento do que outras plataformas populares, o Instagram pode ser um poderoso direcionador de tráfego.
Sugestão: utilize o link na sua biografia para enviar seguidores para a sua página inicial ou para uma página do produto.