Nunca Marshall McLuhan esteve tão correto na sua mais célebre frase, de que “o meio é a mensagem”. Hoje em dia a mensagem se confundiu com o meio a um ponto que todos nós conhecemos: a linguagem da comunicação teve que mudar, e muito, para se adequar aos “novos meios” (já velhos meios para as gerações que chegam agora ao mercado de trabalho). Para além disso, as empresas agora falam diretamente com seus consumidores e públicos de interesse.

 

Mas será que as tradicionais agências de comunicação perceberam isso?

 

Ainda vemos as agências que supostamente deveriam cuidar da reputação dos seus clientes ainda extremente focadas na velha assessoria de imprensa. Lógico que isso é relevante, se não fosse pelo fato de que o cenário nas redações também mudou, cada vez menores, mais ágeis e mais online – não só no estilo de publicação, mas também no esforço dos próprios jornalistas, que são infinitamente mais “nativos” do que a minha geração. O espaço, logicamente, diminuiu.

 

Em contrapartida, a Internet virou campo fértil para as empresas falarem diretamente com seus públicos –sejam um investidor, a comunidade, o consumidor, ou o cliente. E é aí que está a necessidade das agências estenderem seu papel de mantenedoras da reputação também para o meio online, e desenvolverem outras competências.

 

Recentemente, por exemplo, planejávamos uma campanha online para um cliente que consistia de conteúdo, anúncios nas plataformas digitais e captação de leads. Ocorre que o site do cliente –uma empresa de TI- estava muito aquém do que se espera de uma empresa de tecnologia, em termos de tecnologia! O meio é, definitivamente, a mensagem.

 

Por isso, as agências devem estar preparadas para ir além no que tange à estratégia e estarem prontas para, definitivamente, aliar comunicação à geração efetiva de negócios. No marketing B2B, isso é imperativo. Conteúdo, ações e plataformas devem convergir para a geração efetiva de oportunidades de crescimento. A era da imagem acabou: o dinheiro, agora, precisa vir junto.

 

 

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