Muitos empreendedores acreditam no poder das redes sociais para o crescimento do negócio. No entanto, há muito aspectos a serem considerados sobre o papel das mídias sociais na estratégia de marketing de uma empresa.

Novos empreendedores têm as mentes cheias de ambição e boas ideias para resolver problemas de mercado. Com isso, conseguem transformar soluções em novos produtos, mas falham em entender que começar um negócio envolve muito mais que o lançamento de um produto ou serviço.

Vários donos de novos negócios lidam bem com seus lançamentos, incluindo a logística de fornecedores, fabricação e distribuição para levar uma novidade ao mercado. No entanto, é no marketing que se encontra um dos maiores desafios ao iniciar um negócio.

Como exemplo, pense em uma pessoa que iniciou um negócio de venda de máquinas para estampar. Publicidade, SEO e amostragem são combinados com outros conceitos de marketing e advertising, como se estivessem buscando o mesmo objetivo. É fácil ficar confuso com tantas opções e considerações.

Como as redes sociais podem ajudar

Na hora de vender um novo produto ou serviço, é importante pensar em algumas questões importantes. As mídias sociais são úteis para encontrar as respostas a perguntas como: Quem está falando sobre o problema que meu produto resolve? Onde estão falando sobre isso e que linguagem estão usando? Quais são as personalidades mais influentes capazes de afetar a consciência quanto ao uso do meu produto?

Para encontrar essas respostas, aqui estão três maneiras como os empreendedores podem usar as mídias sociais para obter insights e otimizar o marketing digital:

Ouça os consumidores

O monitoramento das mídias sociais deve ser um esforço contínuo para avaliar tendências sobre os tópicos de interesse do negócio. Por meio dessa pesquisa é possível obter insights capazes de ajudar a melhorar o alcance, o conteúdo e o engajamento de seu produto.

Conteúdo é chave

O marketing de conteúdo geralmente começa com um blog em que o novo empreendedor discute a história de seu produto ou serviço. O canal serve para explicar como a novidade resolve problemas de seu cliente, dá dicas de como tirar melhor proveito dos serviços e do que deve ser considerado na hora de fechar a compra. O blog ainda serve como meio de comunicação com outros blogs na indústria, mídia e clientes. A produção de conteúdos compartilháveis ajuda a aumentar o engajamento nas redes sociais e, consequentemente, com seu produto.

Monitore, avalia e refine sua abordagem

A análise e a otimização das mídias sociais continuamente são táticas de negócios bem sucedidos. Juntas a dados de desempenho de ações de marketing e web analytics, as informações podem revelar insights importantes para o sucesso de mensagens, ações de mídia e ofertas específicas. Com essas informações é possível refinar sua estratégia continuamente para alcançar resultados cada vez melhores.

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