Como iniciar sua estratégia de assessoria de imprensa?

Seja começando um novo negócio online ou trabalhando no crescimento de uma marca que já vende milhões por ano, assegurar uma cobertura de imprensa favorável é um dos aspectos mais impactantes para alcançar novas audiências, atrair clientes e construir a marca.

Ao contrário das mídias pagas, o conteúdo jornalístico é “gratuito” e percebido com mais credibilidade que qualquer outra forma de marketing. Por isso, segundo o renomado especialista em relações públicas Michael Levine, “um artigo é cerca de 10 a 100 vezes mais valioso que um anúncio”.

Infelizmente, reconhecer o valor da assessoria de imprensa para o negócio não significa obter boa exposição na mídia. Contratar uma boa equipe de assessoria de imprensa pode fazer a diferença para melhorar a presença do seu negócio nos meios jornalísticos. Conheça algumas dicas de como iniciar seu planejamento:

Determine seus objetivos

O erro mais comum e perigoso ao dar início a uma estratégia de assessoria de imprensa é não determinar metas. Sem definir seus objetivos é provável que sua equipe de assessoria de imprensa não possa fazer nada além de te dar recomendações gerais. Além disso, sem algumas especificações é muito mais difícil encontrar profissionais especializados que entendam do mercado em que sua empresa está inserida e produzam resultados favoráveis. Quanto melhores articulados forem seus objetivos, mais eficientes será sua equipe de assessoria de imprensa.

Determine o budget

Um dos maiores enganos sobre ter um planejamento para assessoria de imprensa é pensar que apenas grandes empresas podem arcar com esse serviço. No entanto, há inúmeras opções de serviços para negócios e orçamentos dos mais variados tamanhos, confira:

– Necessidade constante

Empresas que precisam e esperam constantes aparições na imprensa e exposição suportadas por um grande número de lançamentos, anúncios e outras atividades de marketing podem se beneficiar da contratação de uma agência de assessoria de imprensa. O modelo ajuda a reduzir custos e, ao mesmo tempo, oferece acesso a talentosos e caros profissionais de comunicação. A empresa e a agência então assinam um contrato garantindo estabilidade de serviço por um semestre, um ano ou mais.

– Baseado em projetos

No caso de negócios com budgets mais modestos, a contratação baseada em projetos são boas opções. As empresas também definem os objetivos e estabelecem suas expectativas em um contrato, no entanto, ambos os lados têm mais flexibilidade para encerrar a parceria ao término da experiência ou investir em outras iniciativas, seja uma nova tática de marketing ou a fabricação de um novo produto.

Seja qual for o modelo escolhido, uma assessoria de imprensa bem qualificada é capaz de explicar detalhadamente como poderá ajudar seu negócio a alcançar seus objetivos dentro do orçamento e período definido.

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