Uma plataforma de automação de marketing é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que queira aproveitar ao máximo a geração orgânica de leads, bem como nutrir esses leads de maneira apropriada, enriquecendo o ciclo de vendas.

No B2B isso é ainda mais importante. A partir dos insights dos conteúdos mais acessados, e das páginas que fazem a conversão dos leads, você consegue determinar quais os tipos de conteúdos e ações de marketing que estão garantindo mais resultados para a organização.

A plataforma certa ajuda você a promover e distribuir seu conteúdo nos canais mais eficazes e nos momentos ideais, além de fornecer ferramentas analíticas para que você possa otimizar e ajustar continuamente sua estratégia de marketing de conteúdo.

O objetivo de uma plataforma de automação de marketing é ajudar os profissionais de marketing a se tornarem mais eficientes na execução de sua estratégia de conteúdo.

O que é uma plataforma de automação de marketing?

Embora todas as plataformas individuais variem em termos de funcionalidade e recursos, todas as soluções têm o objetivo comum de ajudar os profissionais de marketing a gerenciar sua estratégia de marketing de conteúdo e serem mais eficientes e eficazes na execução de seu plano de marketing de conteúdo.

Uma plataforma de automação de marketing ajuda você a:

Ter um fluxo de trabalho mais eficiente

Uma plataforma de automação de marketing ajuda a otimizar a promoção do conteúdo, automatizando tarefas repetitivas.

Conformidade e conformidade aprimoradas

O uso de uma plataforma centralizada para gerenciar toda a produção de conteúdo garante uma voz de marca consistente e que todas as comunicações de marketing cumprem os padrões estabelecidos e estão em conformidade com as regulamentações e diretrizes aplicáveis.

Análise e otimização mais fáceis

É notoriamente difícil medir o ROI das campanhas de marketing de conteúdo, mas uma plataforma de automação de marketing pode tornar isso uma tarefa simples. As ferramentas avançadas de análise e otimização também facilitam a identificação dos recursos do conteúdo de melhor desempenho para que você possa replicar seu sucesso.

O que considerar ao comparar plataformas de automação de marketing

Antes de tomar uma decisão baseada apenas no número de recursos que cada plataforma oferece, vale a pena fazer algumas perguntas importantes sobre como cada solução se alinhará com sua estratégia comercial e de marketing.

Qual é o seu orçamento? Você precisa considerar não apenas o investimento inicial do software, mas também os custos para implementá-lo e mantê-lo funcionando. Considere necessidades adicionais de hardware, suporte, taxas de licença e treinamento – todos esses custos devem ser incluídos ao decidir sobre seu investimento e calcular o ROI.

O quão fácil é de se usar? Um sistema complexo com funcionalidade avançada pode parecer atraente, mas será inútil se seus funcionários não o usarem, porque a curva de aprendizado é muito grande. Pense cuidadosamente em quem exatamente estará usando a plataforma, seus conhecimentos e habilidades existentes, e quanto mais treinamento será necessário para integrar a plataforma completamente em seu fluxo de trabalho diário.

A ferramenta se integra com sistemas existentes? Você provavelmente já tem outras ferramentas de software nas quais você confia para o dia-a-dia da sua empresa. Embora possa ser aceitável que uma nova plataforma substitua algumas dessas ferramentas, você também precisa garantir que ela funcionará com seus sistemas essenciais e software de marketing existente, como o seu CRM ou plataforma de marketing por email.
Qual suporte está disponível? A plataforma oferece um suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana, caso você tenha algum problema? Qual é o contrato de nível de serviço e em quanto tempo você pode esperar que os tickets de suporte sejam respondidos?

Quão flexível é a solução? Será que vai escalar com você conforme seu negócio cresce? A licença suporta um número definido de usuários? Como isso mudará se sua equipe crescer no futuro? Se as suas necessidades de marketing de conteúdo mudam, o software pode se adaptar?

Com que frequência a plataforma é atualizada? O fornecedor é conhecido pela inovação e eles o projetaram pensando no futuro? No mundo em rápida evolução da tecnologia de marketing, é essencial escolher uma solução que evolua tão rapidamente quanto as ferramentas e técnicas em torno dela.

Quais outros clientes já estão usando a plataforma? O fornecedor tem um bom histórico e boas críticas?

Quão detalhada é a funcionalidade e análise de relatórios? Os dados são coletados e relatados em tempo real? É fácil calcular o ROI de cada uma das suas campanhas? Os relatórios incluem insights acionáveis?
Há muito o que pensar e certamente não é uma decisão que deve ser tomada com base no que seus concorrentes estão usando ou em qual plataforma tem mais recursos. Você precisa considerar cuidadosamente as metas que deseja atingir, os recursos específicos que são importantes para você e a facilidade com que a plataforma pode ser implementada em seu fluxo de trabalho de negócios existente.