Dez razões para você fazer conteúdo no B2B

Como um profissional de marketing B2B experiente, você sabe por que o marketing de conteúdo é essencial se quiser se conectar com os clientes modernos. Você também sabe que terá que provar isso para o C-Level – o que é mais fácil falar do que fazer.

Para ajudar você nessa empreitada, separamos 10 razões pelas quais o conteúdo é uma ferramenta extremamente importante para o Marketing B2B:

1. O marketing de conteúdo está cada vez mais no centro da estratégia das empresas B2B brasileiras.

A pesquisa “O Status do Marketing B2B” realizada pela Intelligenzia em 2018 revelou que ao menos 82% das organizações brasileiras das organizações pretendiam produzir uma quantidade maior de conteúdo em relação ao ano anterior.

O foco da produção de conteúdo continua sendo as mídias sociais – citadas por 87,7% dos entrevistados em relação às táticas utilizadas pela empresa. O estudo mostra ainda um crescimento dos blogs, já que, em 2017, esse recurso foi citado por apenas 30% dos participantes e, em 2018, por 67,1% – um aumento de 123% em termos de relevância.

Outro aspecto importante para a produção desse conteúdo é um foco maior na jornada de compra do cliente. Os principais aspectos levados em consideração na hora de produzir continua sendo a entrega de conteúdo relevante (65,8%) e para a pessoa certa (39,7%), porém, a criação de conteúdo a partir de pontos específicos na jornada do cliente, que em 2017 ocupava o quinto lugar entre os principais aspectos levados em consideração na hora de criar conteúdo, agora ocupa o terceiro, sendo citado por 26% (em 2017, foram 15%).

2. O conteúdo informativo que demonstra a especialização da sua empresa, e pode ajudar a atrair compradores B2B.

Segundo a Forrester, ao menos 74% dos compradores B2B de hoje realizarão pesquisas online antes de fazer uma compra off-line.

3. O marketing de conteúdo provou ser não apenas mais eficaz, mas também mais acessível do outras estratégias de geração de leads.

Estudos recentes demonstraram que o custo de realizar uma campanha de marketing de conteúdo em comparação à realização de uma campanha de busca paga é de 31 a 41% menor por lead em empresas de médio e grande portes.

4. Marketing de conteúdo também é mais eficiente.

As empresas que implementam um plano de gerenciamento de conteúdo experimentam mais benefícios. O 2018 Content Management & Strategy Survey fornece insights sobre os cinco principais benefícios do gerenciamento de conteúdo: alcance estendido de conteúdo (57%), melhor capacidade de fornecer o conteúdo certo à pessoa certa no momento certo (50%), maior facilidade em reutilizando e reutilizando conteúdo (48%), aprimorou as experiências do cliente devido a melhores interações (45%) e melhorou o fluxo de trabalho (40%).

5. O compromisso com o marketing de conteúdo e a construção da audiência gera sucesso.

De acordo com o relatório 2018 Benchmarks, Budgets e Trends — North America, do Content Marketing Institute, 89% dos profissionais de marketing mais bem-sucedidos trabalham em organizações extremamente comp

6. O marketing de conteúdo aumenta sua capacidade de se comunicar efetivamente com uma variedade de compradores.

Os tipos mais eficazes de conteúdo que os profissionais de marketing B2B usam para fins de marketing de conteúdo são ebooks e white papers (50%), estudos de caso (47%) e postagens de mídia social, excluindo vídeos (41%).

7. O marketing de conteúdo cria oportunidades para se conectar e colaborar com os influenciadores sociais.

Ao menos 80% dos profissionais de marketing que usam influenciadores de mídias sociais relataram resultados efetivos. E, mais importante, os compradores que foram adquiridos por meio de influenciadores sociais têm uma taxa de retenção 37% maior do que os obtidos de forma diferente.

8. Produzir conteúdos consistentemente relevantes para o seu site pode ajudá-lo a ganhar exposição.

Você sabia que as pequenas empresas com blogs obtêm 126% mais crescimento de leads do que as pequenas empresas sem blogs?

9. Conteúdo novo permite que você se conecte com mais sucesso ao seu público por meio de canais de mídia social como o LinkedIn.

Isso é importante porque 84% dos compradores B2B estão na rede ocasional ou frequentemente, compartilhando conteúdo comercial.

10. É seguro apostar que muitos de seus concorrentes estão investindo em marketing de conteúdo, e você não quer ficar para trás.

Ao menos 46% dos entrevistados da recente Pesquisa de Marketing de Geração de Demanda da HubSpot indicaram que a criação de conteúdo recebe a maior parte de seus orçamentos de marketing.

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