Uma estratégia de marketing de conteúdo com altíssima qualidade possui uma variedade de elementos importantes, e o desenvolvimento de um ebook é apenas um desses elementos que pode ajudar a garantir o sucesso de seus esforços.

Se considerarmos que apenas 30 por cento dos profissionais de marketing B2B afirmam que suas organizações são eficientes no marketing de conteúdo, é chegada a hora de avaliar alguns pontos que impactam a produção desses ebooks em sua estratégia digital.

As três qualidades de um ebook valioso

Antes que qualquer individuo possa acessar o conteúdo de um ebook, é natural estabelecer a condição de um cadastro de informações para permitir o download do material. Os leitores são convidados a apresentar as suas informações privadas, de detalhes sobre suas indústrias e posições, endereços de e-mail e nomes de empresas. É sua responsabilidade, em seguida, certificar de que seu conteúdo seja digno do que você está pedindo em troca: o direito de entrar em contato com o leitor interessado em seu conteúdo diretamente com mais informações.

No lugar de compilar um punhado de artigos antigos em um grande pedaço de conteúdo, o conteúdo de seu ebook deve compartilhar três qualidades:

  1. Informações exclusivas

A chave aqui é providenciar informações ou recursos que só a sua empresa possui. Informações adquiridas em um ebook não valem o esforço se seus leitores pode encontrá-las em outro lugar sem precisar compartilhar seus dados pessoais em um cadastro. Então, se você realizou uma pesquisa original ou desenvolveu um conteúdo original com algum tipo de instrução valiosa para leitores usarem, inclua essa informação dentro do ebook.

  1. Um mergulho profundo no tema

Oferecer textos genéricos ou artigos com temas abordados superficialmente não é o melhor caminho para atrair leitores a baixar seus materiais em landing pages. O material deve ser produzido de maneira a utilizar um tema apenas como um ponto de partida para um mergulho muito mais profundo. Faça uso de citações de seus líderes de equipe e especialistas do mercado, e aproveite para fazer mais pesquisas e apresentar um conteúdo que consiga ilustrar todos os pontos. O material do ebook deve deixar os leitores “cheios”, dando-lhes todas as informações de que necessitam para compreender plenamente suas idéias.

  1. Fácil de usar

Antes de divulgar o seu ebook e seus dados exclusivos, certifique-se de que o material é fácil para os leitores entenderem de imediato. Se você realizou um estudo, compartilhe as principais conclusões e entregue os tópicos principais – e não perca tempo apresentando os dados brutos. Se você criou uma planilha para ajudar os usuários a organizarem informações, inclua um guia sobre como usá-lo efetivamente.

A divulgação de um ebook produzido por sua empresa pode se tornar um dos elementos mais importantes de sua estratégia de marketing de conteúdo. No entanto, é fundamental ficar de olho em todas as etapas que envolvem o consumo desse material, que vai desde a produção do texto e artes, construção de uma landing page objetiva e vai até a divulgação no digital.

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